Buscar Imóveis
Home » Blog

Blog

SAIBA COMO DECLARAR A VENDA DE UM IMÓVEL PARA PAGAR MENOS NO IMPOSTO DE RENDA.

08 Sex
Mar
SAIBA COMO DECLARAR A VENDA DE UM IMÓVEL PARA PAGAR MENOS NO IMPOSTO DE RENDA.

     A venda do imóvel pode custar até 15% sobre o ganho de capital (diferença do valor de venda para o de compra) no seu Imposto de Renda. Mas há algumas peculiaridades para isentar ou até diminuir o pagamento do seu imposto de renda 2019. Vamos lá:

   Converse com o seu contador para saber a melhor forma de declarar o seu imposto de renda.

   Caso faça sozinho (a), utilize o Programa de Apuração de Ganhos de Capital disponível como aplicativo no site da Receita Federal para baixar. Preenchendo os dados solicitados, este aplicativo calcula o quanto você deve pagar de imposto ou até mesmo se está isento. Fique atento, pois se você vendeu seu imóvel no ano de 2018, é necessário utilizar o aplicativo do ano que vendeu e após importar os dados para o programa do Imposto de Renda de 2019.

    Se o imóvel que você vendeu for residencial, você possui 180 dias para comprar outro imóvel residencial e estar isento de pagar este imposto. Frisamos apenas que, o valor adquirido com a venda do imóvel precisa ser todo utilizado na compra deste novo. Este benefício de isenção pode ser utilizada somente uma vez a cada 5 anos.

     Caso o valor da venda do seu imóvel seja até R$440 mil, sendo este o único bem residencial em seu nome, e que você não tenha vendido nenhum outro imóvel nos últimos 5 anos, também fica isento deste imposto. Atente-se, para usufruir desta isenção, você não pode ter sequer fração de outros imóveis em seu nome, e não adianta vender um imóvel de 800mil por exemplo, e dividir o resultado da venda entre duas pessoas.

       Se o imóvel que você vendeu foi adquirido antes do ano de 1969, também estará isento do imposto sobre o ganho de capital, independentemente do valor da compra ou da venda do imóvel.

      Já os que foram adquiridos nos anos de 1970 a 1988, ganham desconto no imposto. Esta dedução começa em 95% para imóveis adquiridos no ano de 1970 e diminuis em 5 pontos percentuais a cada ano, chegando na alíquota de 5% de imposto para imóvel adquirido em 1988.

       Em caso de herança há isenção total se o (a) falecido (a) tenha comprado o imóvel da herança no ano de 1969. Caso, a compra tenha sido feita entre os anos de 1970 a 1988, obtém-se o abatimento parcial.

    Ampliações e benfeitorias no imóvel podem ser somados ao valor de compra para amortizar no cálculo do imposto. Entretanto, para possuir este direito precisará declarar anualmente todas as despesas gastas com essas melhorias ou ampliações. Frisamos que deverá ser arquivado todas as notas ficais de materiais e prestadores de serviços para comprovação junto à Receita Federal.

      O valor pago a título de corretagem de venda também pode ser abatido, assim como os gastos com a escritura, itbi e registro do imóvel quando você o adquiriu. Portanto, guarde todos os recibos e notas para acrescentar em seu imposto de renda.

      Caso você não tenha se encaixado em numa das situações acima e vendeu seu imóvel no passado e ainda não recolheu o imposto, está em dívida com a Receita Federal. O pagamento do imposto deve ser pago até o fim do mês seguinte à venda. Caso contrário, incidirá multa de 20%, além dos juros e correção monetária.

       Fique atento (a) e em caso de dúvida sempre contrate um profissional específico da área. E querendo comprar ou vender imóveis, conte com quem entende do negócio, conte com a Abelardo Imóveis! 

Categoria: Imposto de Renda

Tags: imposto, imposto de renda, venda de imóvel, pagar menos, tributação,


Comentários:

Deixe seu Comentário: