Bem-vindo ao Bairro Água Verde

Publicado em 04/09/2019 por Abelardo Imóveis

O Bairro Água Verde é um espaço privilegiado da cidade de Blumenau, constantemente apontado como um excelente bairro para viver. Acessível, com boa estrutura e em grande desenvolvimento.

Desde 2004, a região denominada de Água Verde se desmembrou do Bairro da Velha e passou a ser denominado Bairro Água Verde. Atualmente tem mais de 12 mil habitantes. Uma de suas principais ruas, é a Frei Estanislau Schaette, também conhecida como Jaracumbach, do alemão: Ribeirão Jararaca. Diz à lenda que o nome do bairro se deu por haver nas águas deste ribeirão um grande número de algas e musgos, o deixando com a coloração verde.

Localização: Localizado a sudoeste do município de Blumenau e com uma área de 5,09km², se limita ao norte, com os bairros Salto Weissbach e Escola Agrícola; ao sul, com os bairros Velha Central e Velha; a leste, com o bairro Vila Nova e, a oeste, com o bairro Passo Manso.

Aspectos físicos: seu relevo é acidentado, contando com alguns morros. Cortado pelo ribeirão Jararaca, possui áreas de intensa urbanização aliados a espaços com boa arborização.

Acessibilidade: recortado pela rua General Osório e pela rua Frei Estanislau Schaette, suas principais vias, liga-se aos bairro da Velha e Vila Nova. Nestas ruas, os estabelecimentos variam entre casas, imóveis residenciais, comércio, prestadoras de serviços e indústrias que espelham intensa circulação de pessoas e veículos. Já nas ruas transversais, a ocupação é predominantemente residencial. Ele está situado perto do centro (cerca de 4km) e de outros locais estratégicos.

No que toca aos seus aspectos sócio-econômicos e infraestrutura, ele é caracterizado por uma grande concentração de domicílios residenciais, bem como forte presença industrial e comercial. Conta com ampla rede de serviços, como mercados, bancos, escolas e igrejas.

Educação:  Segundo dados da Prefeitura local, existem 9 unidades de ensino presentes no bairro, sendo 4 escolas municipais, 1 estadual, 1 particular e três creches domiciliares.  

Instituições de saúde e social : A infraestrutura neste aspecto também é bem servida, composta de uma ESF (Unidades de Estratégia Saúde da Família ? situada a rua Maria Poepper), uma USB (Unidade Básica de Saúde - Rua Garopaba, 213), uma UAS (Unidade Assistência Social - Rua Frei Estanislau Schaette, 1.295), além de um local para coleta e distribuição de doações (Rua Frei Estanislau Schaette, 1.201). 

Religião: O bairro possui pelo menos cinco entidades religiosas, com igrejas evangélicas, estudos religiosos e católica. 

Recreação e Entretenimento : No bairro é possível encontrar áreas para Esporte e Recreação, como o como o Esporte Clube Água Verde, Sociedades Desportivas como a Associação Desportiva da Hering, bem como várias outras associações. 

Tendo em conta os aspectos listados acima, podemos afirmar que este é um bairro bastante indicado para diferentes perfis de moradores. Isso porque ele oferece possibilidade para diferentes estilos de vida, desde famílias grande à pequenas e ou moradores individuais.