Bairro Fortaleza: Um bairro para quem quer tranquilidade.

Publicado em 08/09/2019 por Abelardo Imóveis

Aspectos Históricos: 

O bairro recebeu o nome de Fortaleza devido ao ribeirão Fortaleza que passa nessa localidade. O ribeirão teve essa denominação porque possui um contorno feito pelo leito do rio Itajaí Açú que dá a impressão de fossos que contornavam as forças medievais, ou seja, é semelhante a uma fortaleza. Em 1864 o nome Fortaleza aparecia no mapa da colônia de Blumenau conjugado com o bairro Ponta Aguda. Porém, logo depois essas áreas foram divididas formando o bairro Ponta Aguda e ao norte o bairro Fortaleza, em que o acesso era feito por uma estrada geral. Após 1864 o bairro teve suas primeiras ocupações, com a divisão dos lotes coloniais. E apenas a partir de 1964 é que se transformou em um bairro residencial. O bairro teve esse crescimento devido à existência de áreas semi-planas adequadas para instalações de loteamentos, e também por causa das enchentes recorrentes no local que acabou induzindo a população a procurar por locais livres de enchentes. 

Curiosidades:

O bairro Fortaleza é um dos bairros de Blumenau que não foi criado por leis especificas. Era uma pequena área rural que em poucas décadas atrás foi se transformando gradativamente em área urbana. Em 1970, a principal rua do bairro Fortaleza, recebeu o nome de Rua Francisco Vahldieck. O Clube de Caça e Tiro Fortaleza Alta, antes conhecido como Schuetzenverein Fortaleza, foi criado no dia 30 de março de 1911. Com a abertura da Rua Fritz Spenau em 1978, o bairro Fortaleza ficou ligado ao Anel Viário Norte, via Rua Hermann Tribess.

Localização:

O bairro está localizado na margem esquerda do rio Itajai Açú. Limita-se, ao Norte, com os bairros Fidélis e Fortaleza Alta; ao Sul, os bairros Itoupava Norte e Nova Esperança, a Leste, o bairro Tribess e a Oeste, os bairros Salto do Norte e Itoupava Norte. O bairro fica próximo a BR-470, tornando-se uma das entradas e saídas da cidade. Encontra-se próximo ao shopping Park Europeu, que possui variadas opções de lazer e gastronomias.

Aspectos Econômicos:

O bairro é predominantemente residencial, pois tem pouca interferência de enchentes (exceto pela parte popularmente chamada de ?Centrinho da Fortaleza?) e possui um aspecto físico para edificar, aliás, esse foi um dos fatores que impulsionaram o crescimento populacional e urbano no Bairro a partir de 1970. Apesar das características residências do bairro, houve também o crescimento das atividades industriais, comerciais e prestadoras de serviços.

As atividades industriais cresceram 6,5% ao ano no período de 1980/2010, possuindo até o ano de 2010 um total de 99 estabelecimentos no setor de vestuário, plásticos, construção civil, mineração, etc. As atividades comerciais obtiveram no mesmo período um crescimento de 6,3% ao ano, atingindo 289 estabelecimentos comerciais até o ano de 2010, destacando o comércio de alimentos, bebidas, combustíveis, etc.

O bairro ainda possuía até o ano de 2010, 294 empresas no ramo de prestação de serviço, com o crescimento de 4,9% ao ano no mesmo período que as outras atividades.

Infraestrutura:

O bairro possui quatro creches no total, duas municipais e duas particulares. Abriga os colégios estaduais Prof. Heriberto J. Muller e Bruno Hoeltgebaum. Possui duas instituições de saúde e seis entidades religiosas. O bairro também abriga a rádio comunitária Fortaleza Adenilson Teles, fundada no dia 25 de novembro de 1997, porém a rádio passou a operar legalmente apenas em 2007.

Recreação e Entretenimento:

Na Fortaleza existe um Clube de Caça e Tiro, o grupo de escoteiro Curt Hering, uma escola de futebol e duas associações esportivas.