Bairro Fortaleza Alta

Publicado em 08/09/2019 por Abelardo Imóveis

Criado pela Lei Complementar nº 489 de 25 de novembro de 2004, quando o bairro Fidélis teve a área reduzida para 8,76 km², permitindo a formação do bairro Fortaleza Alta.

Localização

Localizado na porção Nordeste do município de Blumenau, limitando-se ao Norte, com a Área Rural de Blumenau; ao Sul, com os bairros Fortaleza e Tribess; ao Leste, Área Rural de Blumenau e o município de Gaspar e, a Oeste, o bairro Fidelis. Tem fácil acesso ao centro pela via expressa, ao centrinho comercial da Fortaleza, bem como rápida saída para a BR 470.

Topografia 

Possui um relevo ondulado, apresenta morros que chegam até 200 metros de altitude na divisa com Gaspar. Coberto por vegetação de florestas densas que contornam vastas áreas de pastagens.

Composição

O bairro Fortaleza Alta, localizado contiguamente ao bairro Fidélis, também tem como limite sul a BR-470, sendo que junto desta os usos predominantes são o de prestação de serviços, comércios e o industrial. O uso predominante, em todo o bairro, é o residencial unifamiliar. Ao Norte, também aparece com bastante destaque o uso agrícola, com plantações de banana, milho, mandioca e outras culturas, bem como, a pecuária com a criação de bovinos, suínos e gado leiteiro. As vias principais do bairro são as ruas Samuel Morse, Theodoro Pasold, Theodor Kleine e parte do trecho final da rua Francisco Wahldieck.

Neste bairro é onde foi construído o novo Campus Universitário da FURB, que abriga o centro de Ciências da Saúde, o Hospital Regional Universitário e um Ambulatório Geral.

Aspectos Econômicos e Sociais

O bairro apresenta características predominantemente rurais, embora tem acontecido mudanças acentuadas nestes últimos anos nas atividades econômicas. Por se localizar em área com pouca interferência de enchentes e ainda possuir espaço físico para edificação, tornou o local bastante procurado. O crescimento populacional permitiu um constante crescimento das atividades industriais, comerciais e prestadoras de serviços.

No levantamento feito em 2010, o bairro contava com aproximadamente 28 estabelecimentos industriais, destacando-se o setor de vestuário, plásticos, construção civil, mineração, etc.

O bairro também conta com aproximadamente 39 estabelecimentos comerciais, destacando-se o setor de alimentos, bebidas, gás, etc.,

Ele ainda conta com aproximadamente 57 atividades prestadoras de serviço, destacando-se as atividades de auto mecânica, acompanhado de serviços de transportes, auto-escolas, soldas elétrica, representações comerciais, locadora de mão-de-obra, etc.

Infraestrutura e Serviços Essenciais

Ensino:

O bairro comporta 7 unidades de ensino presente, sendo duas escolas municipais, 3 CEI´s municipais, e uma creche domiciliar.

Religião

Conta com a Comunidade Evangélica Fortaleza Blumenau.